Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

MELGAÇO NA EMISSORA NACIONAL

melgaçodomonteàribeira, 10.06.23

863 b cachenas.jpg

VOZ DE PORTUGAL

(08-09-1960)

 

LOC (locutor) – Programa dedicado pela Emissora Nacional aos portugueses dos Estados Unidos da América do Norte, bons portugueses que na grande pátria onde vivem e lutam e sonham nunca esquecem a terra onde nasceram.

(música)

LOC – “Voz de Portugal” é a voz dos heróis, na evocação do passado; é a voz da terra, na lembrança da paisagem; é a voz dos poetas que fizeram versos em louvor de Portugal; é a voz das tradições e a voz das cantigas. “Voz de Portugal” é uma fala de amor e de saudade, para todos os portugueses distantes, mas que têm a pátria sempre perto do coração.

(música)

 

MELGAÇO, OS SEUS ENCANTOS E OS SEUS PROGRESSOS

 

Situada no extremo mais setentrional do País, a vila de Melgaço peca pela distância a que se encontra e só por isso, talvez, não usufrui da fama que, pelas suas múltiplas e variadas belezas naturais, bem merecia, por si e por toda a região circundante. Pode asseverar-se, com plena justiça, que, na gloriosa exuberância do jardim viçoso que é todo o Alto Minho, os foros de Melgaço constituem um canteiro privilegiado de encantos.

Pelos caminhos adustos da serra até ao pitoresco Castro Laboreiro; pela estrada sinuosa que leva até à fronteira de São Gregório, paralela ao ténue fio de água que é o rio Minho lá ao fundo, nas cavas da montanha; para as bandas do Peso (onde brotam fontes de saúde) por entre renques de cerrada arborização; para qualquer lado que se desviem os passos, a paisagem sublima-se numa grandeza surpreendente e dominadora.

Presentemente, estão em curso obras e melhoramentos de que nos limitaremos a dar ligeiros tópicos, os suficientes para se poder avaliar a importância da actividade camarária. No que diz respeito a estradas municipais, está em curso a construção do segundo lanço da estrada da sede a Alcobaça, por Fiães; foi a concurso a obra para a abertura da estrada da Senhora de Lurdes a Sá (Paços); e está a proceder-se ao levantamento dos projectos para as estradas de Várzea Travessa a Rodeiro (Castro Laboreiro) e de Castro Laboreiro a Portos. Neste momento, estão a decorrer os trabalhos relacionados com o abastecimento de água aos lugares de Aldeia de Cima (Paderne) e de Maninho (Alvaredo).

O plano de reparação e de construção de edifícios escolares continuam a merecer particular zelo. Já foi adjudicada a construção das escolas de Adofreire (Castro Laboreiro), Além e Peso (Paderne) e de Corga (Remoães) e faz-se a aquisição dos terrenos onde vão ser erguidos os novos edifícios escolares de Crasto (Rouças) e da própria vila. A assistência é, por sua vez, um campo de acção que a municipalidade trata com especial desvelo.

A estância hidrológica do Peso, com toda a maravilha da sua paisagem e dos seus recantos frondosos, é bem o centro de atracção desta zona do Alto Minho – também por constituir um aprazível local de repouso onde as comprovadas virtudes curativas das suas águas minerais têm merecido a bênção de muitos doentes que ali procuraram alívio para os seus achaques.

Com mais alguns melhoramentos que se projectam – o engrandecimento do Peso e uma pousada na vila – depressa Melgaço conquistará um lugar de relevo, aliás bem merecido, no plano turístico nacional.

(música)

 

LOC – A Emissora Nacional apresentou o programa “Voz de Portugal”, dedicado aos portugueses dos Estados Unidos da América do Norte. E deles se despede à velha maneira da gente portuguesa, com muitas saudades, tantas – que só à vista terão fim.