Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

MELGAÇO, MAMOA DO BATATEIRO

melgaçodomonteàribeira, 20.04.24

942 b mamoa-melgaco-2.jpg

ESTA MAMOA NO PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS TEM MAIS DE

CINCO MIL ANOS E FOI RECUPERADA

26/02/2021

A mamoa do Batateiro, localizada há mais de cinco mil anos em Melgaço, foi recentemente reabilitada com a inclusão de um parque de merendas, foi hoje anunciado.

Para além desse novo espaço de lazer, foi ainda realizada a pavimentação de uma área para permitir o estacionamento de várias viaturas naquele local situado na freguesia da Gave, já dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

De acordo com uma nota publicada nas redes sociais, a autarquia de Melgaço destaca ainda a delimitação entre aquele espaço arqueológico e terreno de cultivo de batatas, impedindo agora a entrada de automóveis na plantação.

Também o monumento megalítico está agora delimitado.

Segundo a Câmara de Melgaço, a Mamoa do Batateiro é um monumento megalítico de razoáveis dimensões, com significativos vestígios estruturais, no que concerne à câmara dolménica, constituída por sete esteios.

Na superfície interna do esteio da cabeceira detetam-se ténues vestígios de gravuras.

De salientar que esta mamoa se encontra situada a poucos quilómetros do planalto de Castro Laboreiro, onde existe uma necrópole megalítica com cerca de uma centena de monumentos da pré-história.

O MINHO

ominho.pt