Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

HERÁLDICA MELGACENSE

melgaçodomonteàribeira, 25.07.15

 

Heráldica melgacense

 

Entre 1984 e 1986 percorremos o concelho de Melgaço na companhia do Prof. Luís do Vale, vice-presidente da Câmara Municipal: tiraram-se fotos a preto e branco e diapositivos a cores, não só de Casas e seus brasões, mas também de Igrejas, Capelas, Fontes, do Quartel dos Bombeiros Voluntários, da Misericórdia, entre outros; tomaram-se notas durante as conversas havidas com informadores casuais, proprietários, membros do corpo directivo de uma instituição… De todo este material sai agora a público uma parte inicialmente prevista para o último volume de uma obra algo extensa.
Distribuíram-se as peças heráldicas inventariadas por quatro grupos: o de Heráldica Corporativa ou Associativa, o da Heráldica de Domínio (o mais rico, com 12 itens), o da Heráldica Eclesiástica e «A margem…» (inclui uma peça sui generis). Dentro destes grupos elas dispõem-se segundo um esquema de apresentação, que começa com a localização e descodificação e acaba com uma resenha de carácter histórico, destinada a integrá-las nos seus próprios contextos. Aqueles dois aspectos constituem a parte heráldica propriamente dita, tendo sido tratados a partir do modelo Artur Vaz-Osório da Nóbrega – prezado amigo e Mestre, que amavelmente a examinou. Em apêndice surge a transcrição integral dos textos importantes para a inteligibilidade do discurso produzido.
Eis, em traços largos, o contributo com que nos propomos dignificar a Heráldica e homenagear Melgaço – essa feiticeira, que para sempre nos tem cativos.

 

Paderne, Ago. 87

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.