Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

A GUERRA DO DIZ QUE DISSE NO SÉC. XIX

melgaçodomonteàribeira, 12.06.21

15 b ponte folia remoães.jpg

ponte da folia - remoães

Nº 25                       SUPLEMENTO

19 de FEVEREIRO 1847

O ESPECTRO

Lisboa, 20 de Fevereiro

 

O vapôr de guerra hespanhol Blasco de Carai, chegado hontem de Vigo, trouxe notícias importantes. As forças do ex-conde do Casal foram completamente derrotadas, e elle fugiu precipitadamente para Valença. Não sabemos os detalhes circumstanciados da acção, mas referiremos o que dizem pessoas que vieram no mesmo vapôr.

O barão de Almargem atacou a Ponte da Barca, o conde das Antas Ponte de Lima, aonde se achava o chefe dos rebeldes. Ambas as pontes foram immediatamente forçadas. Dizem uns que a força rebelde da Barca fôra perseguida pelo barão de Almargem até Melgaço, aonde entrára na Galliza, deixando em nosso poder 200 prisioneiros; e que a de Ponte do Lima fugira para Valença. Dizem outros que as duas forças se reuniram, e passaram em Melgaço para Galliza por não poderem entrar em Valença. Outros em fim melhores informados dizem que o governo recebêra participações de Vigo nas quaes se diz que o Casal entrára em Valença inteiramente derrotado, e que levavam somente duzentas praças.

 O conde das Antas depois de destroçar o inimigo cahiu sobre Vianna, aonde entrou depois de alguma resistência, aprisionando 200 soldados, e o brigue Vouga que alli se achava fundeado.