Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

O PEGUREIRO E O LOBO

melgaçodomonteàribeira, 02.04.13

 

 

Manuel Domingues. Nasceu em Castro Laboreiro, em 1941, onde frequentou a escola primária. Participou activamente nas tarefas agro-pastoris próprias da sua idade, integrado no ambiente social da época, até ao final dos estudos universitários. Após o cumprimento do serviço militar na Guiné, cuja experiência relatou em livro, fixou-se em Lisboa onde desenvolveu a sua actividade profissional como gestor de empresas e professor universitário.

Aos 22 anos, criou a « Página de Castro Laboreiro » para defender os valores da cultura castreja. Ao reatar os laços com a sua terra mãe, constata que a sociedade de cariz comunitário, na qual despertara para o mundo e que enformara a sua maneira de encarar a vida, se encontra em fase de desaparecimento, devido à desertificação, resultante do fenómeno migratório e à ausência de defesas contra a invasão de elementos estranhos.

Inconformado com o ostracismo a que foi votada uma cultura agro-pastoril centenária e com uma forte identidade, decide contar a sua vivência de criança, traçando alguns aspectos fundamentais da comunidade crasteja dos meados do século XX, como forma de evitar o seu esquecimento.

 

O PEGUREIRO E O LOBO – ESTÓRIAS DE CASTRO LABOREIRO

 

Autor: Manuel Domingues

 

Design e Capa: Gonçalo Branco e Rui Telmo Romão

 

Edição: Núcleo de Estudos e Pesquisa dos Montes Laboreiro

 

2005

 

PATROCÍNIO: BLX – BRAGA

 

APOIO: CÂMARA MUNICIPAL DE MELGAÇO

 

www.monteslaboreiro.com

 

http://longedecastrolaboreiro.blogspot.pt