Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

O TRANCOSO E O LABOREIRO

melgaçodomonteàribeira, 08.03.13

OS NOSSOS RIOS

 

 

Rio Trancoso - desviada da net

 

 

RIO TRANCOSO – O rio Trancoso faz fronteira natural com a Galiza (município de Padrenda) e Portugal (município de Melgaço). Desfruta de um excelente estado de qualidade ecológica e uma boa conservação das suas ribeiras e margens, razão pela qual os planos de gestão de região hidrográfica de Portugal e Espanha propõem a sua classificação como Reserva Natural Fluvial.

Situação: Afluente do rio Minho, decorre pelo extremo noroeste do LIC continental do Baixo Lima e serve de limite entre os municípios de Padrenda (Ourense, Galiza) e Melgaço (Distrito de Viana do Castelo).

Comprimento do rio: 13,6 Km

Superfície da bacia: 1.803,31 hª

 

 

 

Rio Laboreiro - desviada da net

 

 

RIO LABOREIRO – O rio Laboreiro faz fronteira natural com a Galiza (Entrimo) e Portugal (Melgaço). Situa-se na Zona de Especial Protecção de Aves (ZEPA) do Baixo Lima e insere-se no Parque Natural de “Baixa Limia – Serra do Xurés” (Rede Natura 2000). Pela parte portuguesa, o rio Laboreiro está no território do Parque Nacional Peneda-Gerês. Desfruta de um excelente estado de qualidade ecológica e uma boa conservação de ribeiras e margens, razão pela qual os planos de gestão de região hidrográfica de Portugal e Espanha propõem a sua classificação como Reserva Natural Fluvial.

Situação: Pertence à bacia hidrográfica do Lima e serve de limite entre os municípios de Entrimo (Ourense, Galiza) e Melgaço (Distrito de Viana do Castelo).

Acessos: a principal via de Entrimo é a via nacional N-540 (Lugo-Portugal). A estrada provincial O-18, conduz desde a estrada nacional a Terrachán (capital da localidade), passando pelas entidades de Ferreiros e Guxinde, até à fronteira portuguesa de Meixoeira. O rio Laboreiro encontra, ao sul do município, o núcleo de Olelas.

Comprimento do rio: 8,4 Km

Superfície da bacia: 870 hª

 

Retirado de: CARISMA – Calidad ambiental de las reservas naturales fluviales internacionales y del medio acuático

 

www.carisma-fluvial.eu