Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

ENCONTRO COM INÊS XI

06.03.13, melgaçodomonteàribeira

  

Escultura de Acácio

 

    — Inês Negra? Hé … hé … hé … Ai a brigada minhota!

    — Minhota? Qual minhota?

    — É ele. Ele é a brigada minhota. Amigos há séculos, bêbados na eternidade e … curiosos da Inês. Já viste os olhos dele? Babado como nunca o vi … e já vi tanto!

    — Sou Inês. Negra foi a outra, por acaso da minha terra.

    O “m*rda” que gritei ecoou no restaurante. As cabeças excursionistas espanholas voltaram-se; o olhar do “maitre” não faltou, mas aí eu já jogava em casa. Inês, Inês Negra! Com que então a minha, a nossa, Inês Negra!

    O Jacinto logo encomendou outra garrafa, porque um olho dele era rei e dois então nem se fala …

    — Afinal tenho a brigada minhota completa.

    — Não tens, não, falta a outra! A outra a quem chamaram a Arrenegada e a quem eu rebentei o focinho com estas mãos que Deus me deu. E as graças que recebi de el-rei e Sua Senhoria a Rainha D. Filipa que, na altura, estava em Fiães onde os Beneditinos cantavam loas a Deus Nosso Senhor, enquanto eu rebentava bochechas, arrancava cabelos, pontapeava …? Fiquei com um tufo de cabelos dela na mão. Não como troféu, mas tão só pela força da luta. Aí, el-rei aclamou-me! O Castelo ficou vazio, houve troca de pessoas e nós, aqueles que acreditamos, subimos à torre e gritei: “És nossa, és de el-rei de Portugal”. Da Arrenegada nunca mais soube nada, nem quero saber … Afinal éramos todos iguais, do lado de dentro e do lado de fora. Uns tomaram partido por um lado, outros por outro mas todos de Melgaço …

    — E el-rei …?

    — Foi embora, tinha mais que fazer … E se fez …!

    Quando o Jacinto olhou para mim só viu um cabelo dançando, eu sem palavras e com suor no rosto. Da garganta saiu-lhe um grito que pôs em pé os cabelos “maitre” e fez rodar as cabeças excursionistas espanholas:

    — É a brigada minhota!

 

Camborio Refugiado

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.