Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

VIA ROMANA VALENÇA-MELGAÇO

melgaçodomonteàribeira, 27.07.13

 

Ponte da Cava da Velha, Castro Laboreiro

 

 

ITINERÁRIO DA VIA ROMANA VALENÇA – MELGAÇO

 

 

   Os vestígios romanos ao longo da margem esquerda do rio Minho podem estar associados a uma via que, derivando da via XIX em Valença, seguia em direcção a Melgaço e daqui para Espanha ou para Castro Laboreiro.

   Esta hipotética via assenta num duvidoso miliário achado entre Ganfei e Verdoejo que seria mais facilmente atribuível à Via XIX que passava ali bem perto em Valença na velha Ponte de Mouro (Barbeita) que na sua forma actual é uma construção medieval aparentemente sem qualquer elemento romano e na Ponte da Calçada em Troporiz que integra pedras almofadadas possivelmente com origem romana. Mas como esta ponte está mais alinhada num eixo N-S, é provável que pertencesse à via com origem em Braga e que vinha por Arcos de Valdevez até à travessia do rio Minho perto de Monção.

   Assim, é mais provável que seja um itinerário com origem medieval, até porque uma via ao longo da margem de um rio não é prática romana.

 

EVENTUAL LIGAÇÃO MONÇÃO-MELGAÇO: Reiriz, Troviscoso (calçada), Bela (povoado no monte de Ns. Ascensão), Barbeita, Ponte Romano?-Medieval de Mouro sobre o rio Mouro, Barbeita (1 arco), Ceivães, Valadares, Sá, Penso, Paderne (Termas do Peso e Cevidade de Paderne), Ponte Romano-Medieval sobre a ribeira da Folia, Remoães (nas Termas do Peso), Remoães, Melgaço.

 

EVENTUAL LIGAÇÃO MELGAÇO-CASTRO LABOREIRO: de Melgaço poderia ligar a Castro Laboreiro por Lamas de Mouro (Ponte Medieval em Porto Ribeiro) e daí para Castro Laboreiro segue pelo CM1160 por Laceiras, Assureira, Ponte Medieval da Cava Velha, sobre o rio Laboreiro, com silhares aparentemente almofadados, Ponte Medieval de S. Brás sobre a ribeira de Barreiro, com silhares almofadados do lado nascente, Assureira, Dorna, Ponte Medieval de Dorna sobre a ribeira de Dorna; também de Ameijoeira sairia uma via para NE pelo CM1159, por Bago de Baixo, Bago de Cima, Curveira, Bico, Cainheiras Ponte Medieval das Cainheiras, sobre a ribeira das Cainheiras, Portas, Barreira e Bande já na Galiza.

 

Retirado de:

 

Itinerário das Vias Romanas em Portugal

 

http://www.viasromanas.planetaclix.pt/#valençamelgaço