MELGAÇO 1993
Com « Melgaço – de ontem e de hoje », completo a publicação de três documentos monográficos sobre o distrito de Viana do Castelo – o primeiro, foi dedicado ao concelho de Monção, o segundo, ao de Valença. Por fim, coube a vez ao concelho de Melgaço.
Estas obras foram possíveis, muito particularmente as duas últimas – Valença e Melgaço – graças aos apoios das respectivas autarquias, quer materiais, quer numa colaboração mais estreita quanto ao conteúdo. Sem esse apoio, dificilmente as monografias poderiam conhecer a luz do dia.
Por tudo isso, agradeço – na pessoa do presidente Rui Solheiro – à Câmara Municipal de Melgaço, a forma como apoiou a publicação deste trabalho.
Ao longo da elaboração de « Melgaço – de ontem e de hoje » – outras pessoas e entidades prestaram a sua colaboração. E, no conjunto dos apoios recebidos, devo destacar, por imperativo de justiça, outras pessoas e serviços:
– Adolfo Marques Rocha a quem fico a dever a esmagadora maioria das fotografias desta obra, muito em particular as respeitantes às 17 freguesias do interior do concelho de Melgaço. Trabalho meritório, que exigiu dedicação, conhecimento da região e respeito por Melgaço;
– Luís do Vale pela troca de impressões sobre alguns aspectos do concelho de Melgaço. Um homem da terra, que bem a conhece e melhor a descreve.
– Ao Centro de Documentação e Arquivo da RTP/Porto pela cedência de valiosa documentação sobre Melgaço.
E à COMPOLITO pelo produto final desta obra – a primeira a cores dos trabalhos por mim publicados – de excepcional qualidade, onde se evidencia o alto nível profissional no sector das artes gráficas.
MELGAÇO – de ontem e de hoje
J. Marques Rocha
1993