CONTOS DA RAIA
Luís Faria nasceu em Março de 1954, na Casa da Corga, na freguesia de Remoães, Concelho de Melgaço. Hoje é professor do quadro de um agrupamento escolar, destacado na CPCJ (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens).
É amante das letras e alguns dos seus autores preferidos são Camilo, Eça, Bocage, António Vieira, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Cervantes, Voltaire e Lorde Byron.
Foi o vencedor do concurso literário lançado no ano de 1992 pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, em associação com a respectiva escola secundária, cujo tema era “O Conto”.
Contos da Raia é o seu primeiro livro.
Os Contos da Raia são pequenas histórias romanceadas que acontecem, temporalmente, entre os anos 70 e os dias de hoje e, especialmente, em toda a zona ribeirinha de Melgaço, Serra da Peneda e de Barroso, termas do Peso e Galiza.
À volta das tradições e crenças do povo dessa região, o leitor deparar-se-á com possessões demoníacas, bruxedos, ciganas advinhas, contrabando, vacas do olhar lânguido, casamentos pouco sustentáveis e amores fatais. Se alguns contos são sátiras que provocam facilmente o riso, outros são episódios pungentes, de um romantismo clássico, que convidam à lágrima.
Em Contos da Raia o leitor encontrará as mais deliciosas fábulas e lendas, as mais caricatas personagens humanas e animais e peculiaridades linguísticas e etnográficas essenciais ao património imaterial deste povo raiano. Tudo isto embrulhado pelas mais belas descrições da deslumbrante paisagem minhota.
Contos da Raia é um documento de incomensurável valor cultural.
CONTOS DA RAIA
Autor: Luís Faria
Capa: Ludy Yakael
Edição: Papiro Editora
Agosto, 2011