Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

MELGAÇO, DO MONTE À RIBEIRA

História e narrativas duma terra raiana

PORTUGUESES E GALEGOS NO SEC XV

melgaçodomonteàribeira, 08.03.13

 

 

CORTES DE LISBOA EM 1459 …………. Chegava a Valença muito sal oriundo de Aveiro, o qual era vendido aos mercadores galegos. No fundo tratava-se de almocreves que transportavam nas suas montadas cebo, cera, unto e manteiga, levando de retorno o sal. Destas transacções resultava grande proveito para a fazenda que cobrava sisas, portagens e direitos reais.

A grande maioria dos galegos eram originários das terras de Limia e de Ourense, vindo também doutros lugares. Entravam em Portugal por Castro Laboreiro e por Lamas de Mouro “por ser caminho mais direito e mais seguro”.

Na sua exposição o procurador de Valença dizia que durante a regência do Infante D. Pedro o alcaide Melgaço, Martim de Castro, e presentemente seu filho Fernão de Castro, que lhe sucedeu no cargo, acobertavam ladrões “rroubadores” que prendiam almocreves galegos e apoderavam-se das suas mercadorias as quais se destinavam a ser transaccionadas em Valença por permuta com o sal de Aveiro. Este comportamento do alcaide obedecia ao facto de querer obrigar os galegos a pagar portagem em Cubalhão (Porto de Asnos) ou em Ponte de Mouro, locais onde desde sempre os alcaides de Melgaço arrecadavam o referido imposto.

Ora a circunstância destes almocreves terem de se desviar no seu itinerário por causa de serem obrigados a passar por Melgaço, fazia com que deixassem de vir a Portugal e fossem comprar o sal a Redondela e a Pontevedra por troca com as suas mercadorias. Resultava deste estado de coisas graves prejuízos para a cobrança de sisas, portagens e direitos reais.

Para obviar a estes transtornos insistia o alcaide que a via de acesso fosse por Castro Laboreiro e que os alcaides de Melgaço cobrassem a portagem em Cubalhão (Porto de Asnos) ou em Ponte de Mouro.. Na sequência do pedido, o rei (D. Afonso V) determinou a audição do contador e do alcaide para apuramento do lugar mais apropriado para o pagamento.

 

Ler mais em Relações entre Portugal e a Galiza nos séculos XIV e XV por Humberto Baquero Moreno – Revista da Faculdade de Letras

 

Htpp://ler.letras.up.pt